Saiba mais sobre as diferentes metodologias – Continuação


Montessori

Criada por Maria Montessori, fisioterapeuta e educadora, que desenvolveu na Itália em 1907 um sistema educacional e materiais didáticos com o objetivo de despertar interesse espontâneo na criança, obtendo uma concentração natural nas tarefas, para não cansar e não chateá-la. O método tem sua originalidade no fato das crianças ficarem livres para movimentarem-se pela sala de aula, utilizando materiais em um ambiente propício a autoeducação. O aprendizado da leitura e da escrita se inicia mais cedo, com crianças antes da idade de cinco anos. Os agrupamentos não seguem rígidas delimitações de idade, juntando-se crianças de faixas etárias diferentes de até três anos. O professor assume um papel de observador e propulsionador dos fatores da aprendizagem.

Tecnicismo

Nos anos 70 desenvolveu-se o que se chamou de “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias behaviorista da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino, que definiu uma prática pedagógica altamente controladora e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes. A supervalorização da tecnologia programada de ensino trouxe consequências: a escola se revestiu de uma grande autossuficiência, reconhecida por ela e por toda a comunidade atingida, criando assim a falsa ideia de que aprender não é algo natural do ser humano, mas que depende exclusivamente de especialidades e técnicas. O que é valorizado nessa perspectiva não é o professor, mas a tecnologia. O professor passa a ser um mero especialista na aplicação de manuais e sua criatividade fica restrita aos limites possíveis e estreitos da técnica utilizada.

Nos próximos textos abordarei outras metodologias. Aguardem!

Taciele Mascaro
Pedagoga

Sobre aprendendoaensinar

Formada em Pedagogia pela Puc-Campinas e apaixonada pelo ofício. Resolvi criar este espaço para comunicação e atualização na área da Educação.

Publicado em 14/04/2010, em Educação infantil, Ensino fundamental. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. tatiane meneguesso

    Orgulho dessa blogueira/amiga.
    Leio sempre suas dicas e tecnicas de como posso fazer (pelo menos tentar faze)r para que o ensino de nossos pequenos seja cada vez mais facil e gostoso de fazer….tudo é um aprendizado…constante…Ate mais!!! Bjocas

    Curtir

Deixe um comentário